06 setembro 2009

PERITO CONTÁBIL - DESAFIOS E OPORTUNIDADES

O perito se encarrega de exercer perícia com os procedimentos necessários e obrigatórios, buscando a verdade nos registros e documentos contábeis. Deve ser nomeado pelo juíz ou partes, fazendo laudos relativos a tal caso. Os laudos e pareceres contábeis são de extrema importância para a decisção judicial.
Para atuar como perito contábil, deve-se estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade e possuir autorização judicial de perito, ter um enorme conhecimento na área, experiência profissional, respeito ético à profissão, enorme responsabilidade e estar sempre atento as alterações ocorridas na legislação. Quando o juíz recorre ao perito e o informa da causa a ser estudada, o perito deve fazer planejamento pericial, executar todos os procedimentos cabíveis e exigidos dentro da lei, tendo de apresentar o laudo pericial e parecer contábil dentro do prazo imposto pelo juíz.
O laudo pericial e o parecer contábil devem ser apresentados de forma clara e objetiva, especificando os procedimentos utilizados e as conclusões obtidas, encaminhando por petição protocolada quando requerimento judicial; por qualquer meio que possibilite comprovar sua entrega, quando extrajudicial.
O perito contábil atua numa área bastante interessante e prazerosa para os amadores da contabilidade, pois, além de prestar e provar seus conhecimentos contábeis, busca a verdade e exigi o cumprimento de seus princípios.

Um comentário:

  1. Ser um perito contábil é por em prática todo o estudo feito durante anos e sempre estar buscando novos conhecimentos, é saber dominar o que se faz com enorme responsabilidade. Como estudante do curso de contábeis, vejo a importância de existir pessoas capacitadas para desenvolver esta função.

    ResponderExcluir