09 setembro 2009

O QUE É A CONTABILIDADE?


Contabilidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e os atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira, a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.


No Brasil, os profissionais da contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (contador). Existem também o título de técnico de contabilidade aos que tem formação de nível médio/técnico.

Um comentário:

  1. Nossa! Eu estava na dúvida sobre q curso ia fazer quando tivesse terminado o ensino médio, após ler esse blog conclui q os cálculos interligados com tantas oportunidades de áreas de atuação vão me levar ao caminho de escolher Ciências Contábeis como meu curso de graduação. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

    ResponderExcluir