09 setembro 2009

INVESTIGADOR DE FRAUDES

O crescente índice de fraudes dentro das empresas e as conseqüências penais e sociais decorrentes obrigam os Contadores a assumir a vanguarda desta discussão. Caso não o façam, estarão correndo o risco, como categoria profissional, a uma função reduzida na busca do objetivo proposto: garantir a legalidade nas transações entre as empresas e a sociedade. O debate sobre o papel do contador e suas responsabilidades avança para a sua formação e aprimoramento profissional. Há seis anos, defendo uma nova especialização na atividade, a de Contador Investigador de Fraudes.
O atual contexto determina que este profissional agregue conhecimentos à sua formação com o objetivo de pensar em novos rumos para prevenção de fraudes contra as empresas. Isto irá exigir conhecimento das Leis e Códigos Processuais, de Criminologia, de Sociologia, de Psicologia e, principalmente, do constante aprendizado das ferramentas de Auditoria e Perícia Contábil.
As instituições deveriam constituir centrais de inteligência capazes de capturar e analisar essas informações, trabalhando, de um lado, na formação de dados estratégicos para o desenvolvimento dos seus negócios e, de outro, prevenindo-se da ação criminosa de seus colaboradores ou de terceiros. O Contador Investigador de Fraudes será um profissional requisitado e procurado por todo o tipo de entidade, seja ela privada ou pública. Por isso, advogo o início do relacionamento da Ciência Contábil com o Direito, a Psicologia, a Sociologia, a Economia e com a Administração, na busca de alternativas de combate e prevenção à fraude.

4 comentários:

  1. O trabalho em conjunto da Ciência Contábil com o Direito, acredito eu ser um dos mais importantes, não tirando o brilho das outras áreas, mas como foi dito, a importância do trabalho contábil com a prevenção de fraudes e de ações criminosas, estão cada vez mais constantes, não só no privado como principalmente no público. Faço Direito e vejo vários colegas meus que já são contabilistas formados, atuando na área que buscam um "aperfeiçoamento", pode-se dizer, dentro da contabilidade, seria este mais especificamente na área civel e tributária. Muito importante o conhecimento de leis e códigos processuais, conhecendo a doutrina e como à aplicamos certamente esta garantia de legalidade, transparência e prevenção estarão garantidas.

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  2. Bem, sendo de uma área totalmente diferente desta, mas ao mesmo tempo acredito que existam procedimentos em comum na enfermagem e na contabilidade (nesta área de atuação descrita no texto), pois nós enfermeiros também somos responsáveis em investigar, acompanhar, tudo que acontece dentro de uma unidade de saúde... se acontecem coisas erradas (como uma fraude) precisamos resolver, um trabalho em equipe.

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    1. ivestigado de fraudes e contabilista, atuam na area da policia? ou fora isso?

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